ENEM, perguntado por thaissouza6ap, 1 ano atrás

O princípio da anterioridade se difere do princípio da irretroatividade nos seguintes termos.

Selecionar a resposta correta

a) A anterioridade veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que for instituído ou aumentado um tributo e a irretroatividade veda a cobrança de tributos, cujo fato gerador ocorra antes da vigência da lei tributária. Existem exceções para os dois princípios.


b) A anterioridade veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que for instituído ou aumentado um tributo e a irretroatividade veda a cobrança de tributos, cujo fato gerador ocorra antes da vigência da lei tributária. Não existem exceções para os dois princípios.


c) A irretroatividade veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que for instituído ou aumentado um tributo e a anterioridade veda a cobrança de tributos, cujo fato gerador ocorra antes da vigência da lei tributária. Existem exceções para os dois princípios.


d) A anterioridade permite a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que for instituído ou aumentado um tributo e a irretroatividade veda a cobrança de tributos, cujo fato gerador ocorra antes da vigência da lei tributária. Existem exceções para o princípio da anterioridade, como, por exemplo, a noventena.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
11

A alternativa correta é a a) A anterioridade veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que for instituído ou aumentado um tributo e a irretroatividade veda a cobrança de tributos, cujo fato gerador ocorra antes da vigência da lei tributária. Existem exceções para os dois princípios.

O princípio da anterioridade tributária, também conhecido apenas como princípio da anterioridade, é o princípio de Direito Tributário que estabelece que não haverá cobrança de tributo no mesmo exercício fiscal da lei que o instituiu.

Princípios são bases para interpretação de uma norma. Em matéria tributária, os princípios influenciam direta e indiretamente o processo legislativo e a própria criação do tributo, de modo que se eu não respeitar os princípios constitucionais tributários, aquele tributo será inconstitucional.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes