O princípio central da homeopatia é que semelhante cura semelhante. Dessa forma, o tratamento se dá a partir da dinamização e diluição da mesma substância que produz o sintoma. Por enxergar os sintomas como uma reação do organiso contra doenças, levando à perturbação da energia vital, a homeopatia é vista como uma terapia holística e vitalista. Assim sendo, age no reestabelecimento do equilíbrio, trabalha a auto-cura. Além da visão ampliada do indivíduo, a homeopatia possui quatro princípios. Descreva estes fundamentos e cite um exemplo prático da aplicação de cada um deles em um caso hipotético.
Soluções para a tarefa
Olá!
De forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.
É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.
Como um dos principais fundamentos da homeopatia, a lei do semelhante indica que as substâncias que são capazes de ocasionar determinados sintomas em um indivíduo sadio podem estimular a cura em indivíduos que estão doentes e apresentam os mesmos sintomas ocasionados.
Para exemplificar: um medicamento capaz de provocar, em uma pessoa sadia, febre, dores de cabeça e fadiga pode ser usado para curar uma pessoa doente e que apresente os mesmos sintomas.
O segundo princípio da homeopatia está relacionado aos experimentos das substâncias usadas em medicamentos homeopáticos.
Também chamada de experimentação patogenética, homeopática ou pura, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar os sintomas que irão refletir sua ação.
As substâncias são testadas em diferentes doses e concentrações. Assim, os sintomas físicos, funcionais, emocionais e mentais são identificados para que seja registrada a patogenesia. O termo significa o conjunto de sinais, objetivos e subjetivos que um organismo sadio apresenta ao experimentar determinada substância medicinal.
Com a identificação da patogenesia, é possível indicar a aplicação da substância em indivíduos doentes que apresentem os mesmos sintomas.
O quarto e último princípio da homeopatia faz referência à experimentação dos medicamentos. A técnica estabelecida pelo médico Samuel Hahnemann aponta que, para identificar a patogenesia de cada medicamento, é fundamental que seja estudado de forma isolada.
Ao analisar uma substância por vez, é possível evitar interferências de outros medicamentos e relacionar os sintomas com os efeitos de forma mais precisa.
Bons estudos!