O príncipe regente D. João temia a dominação de Napoleão Bonaparte e a iminente invasão francesa em solo português. Decisões rápidas para proteger a si mesmo, a sua família e o governo português necessitavam ser tomadas.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente a decisão de D João para livrar-se de Napoleão Bonaparte.
A
Convocação de todos os homens para compor um Exército Oficial Português, com o propósito de defender a nação portuguesa.
B
A relação de proximidade entre Portugal e a Inglaterra, levou D. João a pedir auxílio sua amiga, que enviou tropas, armamentos e mantimentos para ajudar o príncipe na batalha contra Napoleão.
C
D. João organiza rapidamente a transferência da sede do governo português para o Brasil, sendo assim, entre os dias 25 e 27 de novembro de 1807, as principais figuras do governo, a família real, o tesouro nacional etc. embarcam em seus navios, sem data para voltar.
D
Agindo diplomaticamente, D. João decide aderir ao Bloqueio continental imposto por Napoleão, evitando quaisquer conflito com à França.
Soluções para a tarefa
Resposta:
João organiza rapidamente a transferência da sede do governo português para o Brasil, sendo assim, entre os dias 25 e 27 de novembro de 1807, as principais figuras do governo, a família real, o tesouro nacional etc. embarcam em seus navios, sem data para voltar.
Explicação:
A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído por Napoleão Bonaparte com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.
Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil. Assim, o poder português instalou-se no Rio de Janeiro, resultando em transformações que tiveram influência fundamental no desencadeamento do processo de independência do Brasil, alguns anos depois.