História, perguntado por amaluvaladao2007, 8 meses atrás

- “O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades [...] não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto para fazer o mal, se necessário”. (MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1986). - “Todo poder vem de Deus. Os governantes agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. (BOSSUET, Jacques. In: FREITAS, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.) As afirmações de Maquiavel e Bossuet favoreceram o A) Feudalismo Clássico. B) Absolutismo Monárquico. C) Constitucionalismo Monárquico. D) Despotismo Republicano. E) Domínio Burguês.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rainbow0infinite
18

Resposta:

B↝ Absolutismo Monárquico.

Explicação:

◈ ━━━━━━━ ⸙ ━━━━━━━ ◈

O Absolutismo concentrou todo o poder nacional no rei e tornou absoluta a vontade do monarca. Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente.

À medida que o poder real era fortalecido, uma série de teóricos escreveram sobre a justificativa do poder absoluto. Entre eles, destacaram-se Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jacques Bossuet.

──────⊱◈◈◈⊰──────

  • Nicolau Maquiavel, em seu O Princípe, justificou o uso da violência para manter o controle sobre a população, pois defendia a ideia de que “os fins justificariam os meios” e afirmava que mais valia para o rei ser temido que amado.

──────⊱◈◈◈⊰──────

  • Em O Leviatã, Thomas Hobbes argumentou que o poder real era necessário para colocar a ordem no mundo. Esse teórico defendeu a teoria de que, antes do poder absoluto do rei, a Europa vivia em um estado de caos no qual a violência predominava, pois, segundo Hobbes, o homem era mau por natureza, logo, somente o poder absoluto do rei seria capaz de colocar tudo em ordem.

──────⊱◈◈◈⊰──────

  • Jacques Bossuet, em seu A política retirada da escritura sagrada, justificou que o poder do rei procedia de Deus, sendo assim, contestar o poder real seria o mesmo que contestar ao próprio Deus.

➣ Fonte de pesquisa: site.

➣ Espero ter ajudado.

ヘ(.^o^)ノ\(^_^.)

Perguntas interessantes