O principal problema apontado em pesquisas que estudam a criatividade nos ambientes corporativos é a existência de líderes autoritários que criam barreiras para o desenvolvimento das competências necessárias para o florescimento da criatividade. Considerando o texto e os estudos sobre a disciplina, analise as afirmativas a seguir. I. A liderança autoritária apesar de não favorecer a criatividade, é mais aprovada em ambientes colaborativos, pois grupos com muita autonomia se tornam dispersos. II. O excesso de autoritarismo limita as ações e cria um ambiente que tem medo do risco, que espera as repostas e as ordens da liderança para agir, o que cria barreiras para a criatividade e a inovação. III. A centralização do poder, típica de líderes autoritários, torna os processos lentos e burocratizados, favorecendo o controle e criando subordinados passivos na busca de soluções. É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
Barreiras a criatividade na organização
Atitudes excessivamente autoritárias
Baixa receptividade à novas ideias
Centralização do Poder
Busca excessiva de certeza – medo de correr riscos
Rigidez na organização – não possibilita mudanças
Hostilidade com pessoas divergentes
Falta de apoio para implementar novas ideias
Falta de cooperação e confiança entre os colegas
Falta de autenticidade nas relações de trabalho
Resposta:
Acerca da liderança e o autoritarismo nas empresas podemos afirmar que apenas as afirmativas II e III estão corretas, alternativa IV)
Explicação:
Criatividade em ambientes corporativos
A criatividade é a capacidade do colaborador de criar e transformar ideias em coisas e resultados, para tanto a criatividade no meio corporativo ainda é visto como algo ineficaz, mesmo com estudos que apontam sua eficácia nos projetos da empresa.
Daí, podemos a pesquisa da adobe, 2016, que conclui afirmando que pessoas não criativas não transformam o negócio e nem o mercado.
Comentário sobre a afirmativa incorreta:
I) A liderança autoritária não favorece a criatividade, porém ela não o tipo de liderança mais adotados pelas empresas.