Filosofia, perguntado por L98, 1 ano atrás

O principal nome da Patrística foi Agostinho (354 – 430), bispo de Hipona, cidade do norte da África. Agostinho retomou a dicotomia platônica do “mundo sensível e mundo das ideias”, mas substituiu este último pelas ideias divinas. Segundo a teoria da Iluminação, recebemos de Deus o conhecimento das verdades eternas: tal como o Sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensamento correto.”.ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 161. Acerca do pensamento de Santo Agostinho, podemos afirmar que:I. A verdade, segundo Agostinho, não poderia fundamentar-se no homem, ser mutável e imperfeito, e sim em Deus, ser perfeito e transcendente.II. Agostinho afirmava que a alma humana trazia em si o conhecimento da verdade, porém, para torná-la compreensível, carecia da luz divina.III. O conhecimento verdadeiro, afirmava o filósofo, seria o resultado da ação humana, que permitiria a Deus criar e manter a realidade.IV. Uma das preocupações, do pensamento de Agostinho, era a de oferecer provas racionais da existência de Deus. Estão corretas as alternativas:   (A)I e II.   (B)I, II e IV.   (C)II e III.   (D)II, III e IV.   (E)I e IV.


teti001: Alternativa c

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3
Olá,

I- Falso. Sto. Agostinho acreditava sim que a verdade só podia ser alcançada por meio de Deus. Entretanto, esta podia ser alcançada pelo homem por intermédio dele.

II. Correto. Sto. Agostinho acreditava na possibilidade do homem alcançar o conhecimento verdadeiro através de sua fé. Para tal, o mesmo deveria viver uma vida em reflexão e santa; aproximando-se de Deus e afastando-se da carne e das tentações humanas que levam à futilidade.

III. Correto. Somente através do conhecimento verdadeiro é que o homem pode encontrar a realidade; segundo a ótica do religioso católico.

Isso torna a alternativa C correta.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes