História, perguntado por elenildematos39, 8 meses atrás

O primeiro sistema de divisão administrativa do Brasil recebeu o nome de capitanias hereditárias. Sobre as capitanias é correto afirmar: *

a=os capitães-donatários eram proprietários dos lotes de terra recebidos da coroa portuguesa e poderiam vendê-los a terceiros.

b=apenas nobres de outros países aliados de Portugal foram escolhidos para serem donatários.

c=todas as capitanias prosperaram muito a partir do cultivo do café, exceto São Vicente e Pernambuco, que optaram pela produção de açúcar.

d=os donatários não eram proprietários das capitanias, as mesmas, em tese, só poderiam ser retransmitidas aos seus herdeiros e jamais vendidas.

e=o modelo de capitanias hereditárias foi substituído pelo das unidades federativas, chamadas de Estados.​

Soluções para a tarefa

Respondido por doispause
1

Resposta:

c

Explicação:

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários. As capitanias existiram no Brasil durante séculos, mas, a partir de 1548, uma nova forma de administrar o Brasil foi criada.

Acesse também: Língua-geral: o principal idioma falado na América Portuguesa

Contexto histórico

Em 22 de abril de 1500, a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, marcando oficialmente a chegada dos portugueses ao continente americano. Apesar de a chegada no novo continente ser algo marcante, os portugueses, naquele momento, tinham como prioridade econômica o comércio de especiarias na Ín


elenildematos39: obrigado
Perguntas interessantes