O primeiro Reinado foi iniciado com a independência do Brasil e fivou muito marcado pela postura autoritária de Dom Pedro | e por sua renúncia ao trono em 1831.
1. Numere os acontecimentos abaixo na ordem em que aconteceram.
( ) O período em que D. Pedro | permaneceu no poder ficou conhecido como o primeiro reinado (1822-1831).
( ) Com a independência, em 1822, o Brasil tomou-se uma mornaquia.
( ) O primeiro Reinado foi um período bastante conturbado, marcado pela insatisfação popular contra o autoritarismo do imperador.
( ) Em 1823, foi convocada uma assembleia para elaborar a 1° constituição do Brasil.
( ) D. Pedro foi aclamado imperador do Brasil e recebeu o título de D. Pedro |
2. Quem foi o proclamador da independência e primeiro imperador do Brasil?
a. José Bonifácio
b. D. Pedro |
c. Pero Vaso
3. Entre 1824 e 1831, o Brasil registrou um clima de crise política quase permanente. O que essa situação provocou? a. Violenta repreensão
b. Maior popularidade para D. Pedro |
c. O desgaste da imagem de D. Pedro | e do partido português.
4. Como o governo não dispunhade tropas suficientes para enfrentar tais lutas, então foram contratados:
a. Oficiais da Marinha
b. Soldados do Exército
c. Mercenários na Europa
Desempenho:_________
ops..(se não for ajudar, não atrapalhe por favor)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O Primeiro Reinado foi o período da história do Brasil iniciado a partir da independência do país, em 1822. Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II.
Independência do Brasil
O Primeiro Reinado foi resultado direto do processo de independência do Brasil, que teve como ponto de partida a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro a partir de 1808. Quando isso aconteceu, uma série de transformações aconteceu no Brasil: a cidade do Rio de Janeiro cresceu e desenvolveu-se, os portos foram abertos e o comércio prosperou. Dessa forma, o Brasil deixou de ser colônia, tornando-se parte do Reino de Portugal.
Os ânimos do Brasil estavam relativamente sob controle até 1820, quando eclodiu a Revolução Liberal do Porto, em Portugal. Essa revolução foi realizada pela burguesia portuguesa, que demandava o retorno do rei português para Lisboa e a revogação das medidas que haviam sido implantadas no Brasil.
A Revolução Liberal do Porto foi muito mal recebida pelas elites econômicas do Brasil, que encararam essa revolta como uma tentativa de recolonizar o país. Assim, surgiu um movimento pela independência do Brasil, o qual considerou Pedro, filho de D. João VI, como a pessoa ideal para liderar esse processo.
Após ser pressionado pelas Cortes portuguesas (espécie de parlamento) a retornar a Portugal, Pedro percebeu que o único caminho a ser tomado era declarar a independência do Brasil. Assim, em 7 de setembro de 1822, aconteceu o grito do Ipiranga, por meio do qual o regente declarou a independência do Brasil. Pedro foi, então, coroado imperador, tornando-se D. Pedro I.
2. Dom Pedro I
3. A: Violenta repreensão
4. A: Oficiais da Marinha