O primeiro período da história republicana do Brasil, de 1889-1894, ficou conhecido como República da Espada, por ser marcado pela presença de governos militares dos marechais Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894). Com relação a esse período considere as afirmativas abaixo.I. A proclamação da República foi consequência da aliança entre os cafeicultores paulistas com o exército, para derrubar o império, embora os dois setores tivessem projetos políticos republicanos diferentes. Para proteger o novo regime, e permitir a instalação das instituições republicanas, instalou-se um governo forte, controlado pelos militares.Grupo» II-IIIpág. 38Provj Tipo AII. Após a instauração do regime republicano e a consolidação de suas instituições, rompeu-se o consenso entre cafeicultores e militares sobre a permanência do Exército no poder. Tanto o republicanismo radical quanto o positivismo republicano não possuíam bases sociais significativas para sustentá-los no poder.III.A ascensão de Prudente de Morais encerrou o período da República da Espada, consagrando a vitória da oligarquia cafeeira. Porém, esse grupo passou a dar ênfase na modernização e na industrialização, para contar com o apoio das classes médias urbanas e demais grupos sociais que ameaçavam seu projeto político.Assinalea)se somente a afirmativa I estiver correta.b)se somente a afirmativa II estiver correta.c)se somente a afirmativa III estiver correta.d)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.e)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
Soluções para a tarefa
A afirmativa I é verdadeira: tanto os militares quanto a aristocracia agrária estavam descontentes com o Império - os militares julgavam não ser suficientemente prestigiados, principalmente após a Guerra do Paraguai, de modo que derrubaram o regime "retrógrado" para instaurar a República -, enquanto que a aristocracia havia se descontentado tanto com a abolição da escravatura quanto com os rumos que o país tomava, promovendo o golpe.
Para "cimentar" a revolução os militares ocuparam-se do governo nos primeiros anos, usando de violência contra os dissidentes políticos.
A afirmativa II é verdadeira, pois logo o acordo entre civis e militares se esgotou, sendo Peixoto o último presidente militar da Antiga República, sendo substituído por um civil, Prudente de Moraes.
A afirmativa III é falsa, pois embora a ascensão de Moraes simbolize o fim da República da Espada, ele representava os interesses da aristocracia agrária, não favorecendo a industrialização, mas os cafeicultores.
É correta a alternativa E.