Português, perguntado por jennyferneves, 1 ano atrás

O primeiro passo para interpretarmos um texto é conhecê-lo em sua literalidade. Para isso, algumas perguntas básicas devem ser respondidas. Seu desafio é explorar o texto do Pe. Antônio Vieira, respondendo às seguintes perguntas: a) Qual o título do texto? b) Qual o gênero do texto e o domínio discursivo que representa? c) Que informações literais estão registradas no texto? d) Que variedade linguística foi usada no texto? e) Como o texto foi veiculado? Como alcançou o público-alvo? f) Que estratégias de articulação entre as partes do texto foram utilizadas pelo autor?

Soluções para a tarefa

Respondido por Scarlxrd1999
19

Resposta:

a) O texto se chama Sermão da Sexagésima.

b) Trata-se de um sermão, um discurso oral, sustentado por uma crença religiosa, que tematiza o comportamento humano perante os dogmas religiosos.

c) O Padre questiona e critica o estilo que era usado nos púlpitos no século XVII, que para ele era difícil e afetado, quando deveria ser fácil e natural. Então, ele cita a comparação que Cristo fez entre o pregar e o semear. Para ele, o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte. E faz uma alusão ao modo harmônico e belo como as estrelas estão semeadas no céu, evitando o trabalho forçado da disposição planejada. Conclui dizendo que, dessa forma, os oradores "Pregam palavras de Deus, mas não pregam a Palavra de Deus."

d) O orador usa a norma culta da língua, com vocabulário rico e pouco comum.

e) Esse sermão, inicialmente, foi elaborado para ser proferido nos púlpitos, que são os altares das igrejas, mas foi também publicado e veiculado por meio de livros.

f) O autor produz frases complexas, utilizando coordenações e subordinações variadas.

Respondido por williamcanellas
2

As respostas sobre o texto de Pe. Antônio Vieira são:

a) Sermão da Sexagésima

b) Prosa barroca sacra (pregação ou sermão)

c) Discurso direto e livre, tendo como tema a religiosidade, usando de metalinguagens.

d) Norma culta padrão

e) Na Capela Real de Lisboa (em 1655), atingindo o público alvo ao pregar para seus adversários filosóficos.

f) Por meio de analogias ele argumenta, respondendo suas próprias perguntas.

Pe. Antônio Vieira

Padre Antonio Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1608. Veio para o Brasil em 1615, instalando-se em Salvador, com sua família, indo estudar no Colégio dos Padres Jesuítas, na Bahia.

Despertou sua vocação religiosa. Estudou línguas, filosofia, teologia, retórica e dialética, posicionando-se contra a escravidão e a inquisição.

Foi responsável pelo desdobramento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Nesse gênero textual os parágrafos possuem discurso direto, livre, em linha reta.

O sermão é um discurso opinativo e religioso, estruturado por meio de exposição, exortação e aplicação prática com o objetivo de convencer o público sobre determinada conduta, envolvendo temas bíblicos e teológico.

No Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira usa da metalinguagem para apresentar sua ideia central: pregar é semear. Ele tinha a intenção de convencer o público com o “jogo de ideias”, usando o raciocínio lógico, bem como figuras de linguagem, dando mais expressividade a seu texto.

Veja mais sobre Pe. Antônio Vieira em:

https://brainly.com.br/tarefa/6084485

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes