O primeiro passo para estabelecer o orçamento de vendas é definir as variáveis externas e internas que orientam os valores. No caso de um diagnóstico de seu ambiente interno, saiba que os valores das vendas da empresa serão influenciados, por: previsão de vendas, custo de produção e despesa operacional. A previsão de vendas é o ponto de partida do orçamento empresarial, que constitui um plano de vendas futuras da empresa, para determinado período de tempo. Com o orçamento de vendas é possível estimar as quantidades de cada produto, que a empresa planeja vender e o preço praticado. A partir disso, se determina também os valores da receita total que será obtida, com condições básicas dessa venda, à vista ou a prazo. O orçamento de vendas também desencadeia os dados seguintes para a elaboração do orçamento dos custos de produção, despesas operacionais. Por fim, pode-se dizer que o orçamento de vendas é a base para todas as outras peças orçamentárias.
Com base nestes três itens (previsão de vendas, custo de produção e despesa operacional), disserte sobre a importância de cada um dos itens para seu orçamento de vendas e orçamento financeiro, separadamente. (Mínimo 15 linhas).
Soluções para a tarefa
É muito comum vermos grande parte das empresas que iniciam em algum mercado uma falta de gerenciamento adequado dos recursos e do fluxo geral da empresa.
Para evitar que a empresa venha a quebrar, é necessário que haja um estudo aprofundado a respeito do mercado no qual essa irá iniciar, desde valores, até o design das redes ou fachadas.
Com isso dito, alguns pontos específicos precisam ser estabelecidos e estudados antes mesmo do início do projeto, são eles: previsão de vendas, custo de produção e despesa operacional.
A previsão de vendas é basicamente a realização de um estudo, baseando-se no nicho escolhido, visando obter uma análise realista dos primeiros meses de venda dos produtos, analisando preferencialmente isso em gráficos comparativos. Lembrando que essa previsão será apenas uma base.
Logo em seguida temos os custos de produção, tais custos envolvem desde a escolha de um fornecedor, até o valor de custo de produção do produto em si, além da criação ou não de um estoque para a venda desse.
Por fim, temos a despesa operacional, na contemporaneidade, é comum algumas lojas online utilizarem o método de Dropshipping, na qual não possuem um estoque, e assim que o cliente encomenda o produto, o vendedor faz o pedido ao fornecedor, e o fornecedor envia o produto diretamente ao cliente, sem grandes despesas operacionais como correios e administração de estoque.