O primeiro momento de uma literatura feita no Brasil ou na Europa sobre a nova terra descoberta são relatos sobre o gentio, a fauna, a flora, a natureza e suas riquezas. O século XVI, na história da literatura brasileira, deve ser visto como o século da preparação para o desenvolvimento posterior da literatura no Brasil Colônia, a época em que se marcam os primeiros contatos entre o branco europeu e os donos da terra, e se registra o misto de espanto, curiosidade e interesse do branco colonizador diante da natureza da terra e de seus habitantes.
Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016 às 17:49.
Neste sentido, analise os excertos abaixo:
“A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto” (CAMINHA, 2009, p. 95).
“Fazem guerra, uma tribu a outra, a 10, 15 e 20 leguas, de modo que estão todos entre si divididos. Si acontece aprisionarem um contrario na guerra, conservam-no por algum tempo, dão-lhe por mulheres suas filhas, para que o sirvam e guardem depois do que o matam com grande festa e ajutamento dos amigos e dos que moram alli perto [...]” (NÓBREGA, 1988, p. 90).
Considerando-os, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O primeiro excerto documental expressa os costumes bárbaros pertencentes aos indígenas, enquanto o segundo destaca as guerras realizadas entre nativos e portugueses.
Os dois excertos documentais expressam a barbaridade em que viviam os povos indígenas ao longo do século XVI, em que a nudez e as práticas antropofágicas são duramente condenadas.
A inocência da nudez indígena é uma das características marcantes do primeiro documento. Enquanto o segundo extrato documental enfatiza a bravura dos guerreiros indígenas nos combates intertribais.
No primeiro documento, observamos a descrição de uma convivência pacífica, estabelecida entre indígenas e portugueses nos primeiros contatos firmados em 1500. Já no segundo documento, percebemos o clima de tensão entre lusos e ameríndios.
No primeiro trecho documental, a nudez indígena é vista como um elemento natural, que se confunde com a natureza do local. No segundo extrato documental, podemos observar os conflitos intertribais e, consequentemente, elementos dos rituais antropofágicos estabelecidos entre tribos inimigas.
Responder
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
com base em nosso material didático respondi letra E, No primeiro trecho documental, a nudez indígena é vista como um elemento
natural, que se confunde com a natureza do local. No segundo extrato
documental, podemos observar os conflitos intertribais e,
consequentemente, elementos dos rituais antropofágicos estabelecidos
entre tribos inimigas.
MarcosNativo:
Marquei a letra E, pois esse trabalho a gente pode consultar o livro, mas era para nós observarmos os excertos que nos foi apresentados e lá não fala, apesar da reticencia, de antropofagia, se fosse na prova, sem consulta, ficaríamos com dificuldade para responder a alternativa correta.
Respondido por
3
Resposta: livro didático, pag, 78.
Letra E.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás