O primeiro mapa apresenta o Oriente Médio em um cenário hipotético no qual as reivindicações de autodeterminação das principais minorias fossem atendidas; já o segundo mostra a divisão política atual do mesmo recorte espacial. A principal explicação para as diferenças entre os dois mapas, no que se refere à configuração territorial, está indicada em:
a) predomínio numérico da etnia árabe b) ação intervencionista do governo estadunidense
c) interferência histórica do imperialismo europeu
d) homogeneidade religiosa da população regional
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) interferência histórica do imperialismo europeu
Explicação:
A configuração histórica entre os dois mapas está relacionada com a interferência histórica com o continente europeu (alternativa c).
Esta região sempre foi marcada pelo controle de grandes impérios como o Império Romano, Árabe, Turco Otomano e durante o contexto imperialista do século XIX, França e Reino Unido também estiveram exercendo influência em algumas regiões deste território.
Conflitos entre os povos da região e o Ocidente já estavam presentes desde fim da Primeira Guerra Mundial. A situação se agravou ainda mais quando em 1947 a ONU decidiu apoiar a criação de um Estado judeu na região ao mesmo tempo que os povos árabes aspiravam sua liberdade através da saída do Império Britânico da região dando início a uma série de guerras que ainda permanecem até os dias atuais. A criação deste Estado era vista como uma interferência estrangeira no território pelos povos da região.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17356488