Biologia, perguntado por kleidinhaly, 11 meses atrás

O primeiro indício de vida na Terra data de aproximadamente 3,5 bilhões de anos, e era constituído por um organismo procarionte semelhante às bactérias. Evidências indicam que, por endossimbiose primária, a célula primitiva englobou uma bactéria aeróbica, capaz de utilizar o oxigênio da atmosfera. A partir desse evento, acredita-se que endossimbioses secundárias aconteceram em diferentes momentos da história evolutiva, dando origem as células denominadas eucariontes.

SILVA, J. C. Zoologia I e Parasitologia. Maringá: UniCesumar, 2019 (adaptado).

​Em relação ao mecanismo de endossimbiose e os organismos originários desse processo, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

​I. O grupo Chromalveolata reúne organismos que resultaram de endossimbiose secundária, em que uma alga vermelha deu origem aos plastídios, que podem conter clorofila c e a.
II. Todos os protistas são autotróficos, pois possuem plastídios e cloroplasto derivados de endossimbiontes secundárias.
III. As cloraracniófitas são compostas por organismos que resultaram de endossimbiose secundária, onde as algas verdes originaram os cloroplastos.

​As afirmações I, II e III são, respectivamente:​

Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

V, F, F.

Alternativa 4:

F, V, F.

Alternativa 5:

F, F, F.




Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
4

Em relação ao mecanismo de endossimbiose e os organismos originários desse processo, as afirmações são respectivamente: V - F  - V.

A teoria da endossimbiose serial descreve o aparecimento de células eucarióticas ou eucarióticas como resultado da incorporação simbiogênica sucessiva de diferentes bactérias de vida livre (procariontes); três incorporações no caso de células animais e fúngicas e quatro no caso de células vegetais.

O grupo Chromalveolata é um supergrupo de eucariotas, que resoltou endossimbiose secundária com uma alga vermelha, originando aos plastídios, que podem conter clorofila c e a.

Perguntas interessantes