O primeiro grande desafio da escola inclusiva é saber receber os alunos com alguma deficiência de forma que eles se sintam acolhidos e desejados na escola. Para que isso aconteça, é importante que as questões de acessibilidade sejam pensadas com antecedência, tanto a acessibilidade arquitetônica quanto a humana. Saber acolher as diferenças é fundamental para que os processos de inclusão aconteçam.
Nesse sentido, toda a equipe escolar precisa estar preparada para receber esses sujeitos. No caso do professor, o desafio ainda é maior, tendo em vista que ele ficará com esse aluno durante todo o período das aulas.
Você é professor em uma escola regular particular. Iniciando o ano letivo, fica responsável por uma turma de quarto ano. Porém, por conta de uma falha interna de comunicação entre a direção e a equipe pedagógica, ninguém lhe informou de que terá um aluno surdo.
Você não utiliza a língua de sinais. Então, a partir dessa situação, o que faria nesse primeiro momento para que esse aluno não se sinta excluído no primeiro dia de aula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ndependentemente da diferença, essa criança veio para a escola para aprender. Por isso, cabe ao professor desnaturalizar a ideia de que não sabemos o que fazer quando encontramos alguém surdo.
Sendo assim, o professor deve agir de forma natural e buscar saber se esse aluno utiliza língua de sinais, tem um implante coclear, se faz leitura labial; enfim, qual é a sua principal forma de comunicação (pois há muitas).
Além disso, o aluno provavelmente sabe ler e escrever, uma vez que está no quarto ano, e poderá comunicar-se dessa forma em um primeiro momento. O professor pode, ainda, aproveitar a oportunidade e solicitar que ele se apresente à turma por meio da língua de sinais (se for o caso).
Explicação:
Uma das ações que podem ser feitas para que o aluno surdo não se sinta excluído é preparar um ambiente acolhedor ao chegar na sala, falar devagar para que ele possa acompanhar o que está sendo apresentado, escrever tudo o que está sendo falado e utilizar recursos didáticos criativos para que ajude o aluno a compreender o conteúdo.
Como ajudar um aluno surdo?
A escola deve ter o compromisso de fazer um trabalho multidisciplinar que transforme a sala de aula em um ambiente acolhedor para todos os alunos, principalmente os que possuem deficiência e, tornar este ambiente natural para que os alunos se relacionem com respeito.
Em um caso do professor ser surpreendido com a presença de um aluno surdo, uma das ações que podem ser feitas é:
- Utilizar recursos didáticos que apoiem o aprendizado do aluno, como imagens e, se necessário, aplicativos que convertem a voz em libras.
- Falar devagar e diretamente ao aluno para que ele possa compreender o que está sendo falado.
- Escrever tudo o que está se falando para que o aluno possa acompanhar.
Conheça sobre educação inclusiva: https://brainly.com.br/tarefa/52962094
#SPJ2