O primeiro filme indicado mostra as evidências da evolução, já o segundo, você
poderá ver como a Terra evoluiu, assim como as civilizações.
Aproveite para colocar em uma tabela que está indicada abaixo, algumas
observações das teorias de Lamarck e por Darwin, estudadas na aula anterior.
Soluções para a tarefa
Darwin e Lamarck foram um dos maiores evolucionistas da história e contribuíram muito para o conhecimento a cerca da evolução das espécies com o qual trabalhamos hoje em dia. Abaixo estão listadas as características de suas teorias:
- O que tinha em Comum?
Ambos acreditavam que as espécies erão mutáveis ao longo do tempo, algum inaceitável na época devido aos ideais da igreja.
- O que ele acreditava?
Lamarck acreditava que as características eram adquiridas pelas espécies e passavam dos pais para a prole (Lei dos caracteres adquiridos), e além disso, também acreditava que muitas mudanças observadas nos organismos vinham da utilização ou não de determinados órgãos (Lei do uso e desuso).
Já Darwin acreditava que as espécies ao longo do tempo sofriam diversas mudanças e era o meio que selecionava aquelas que melhor se adaptavam (Seleção Natural).
- Qual teoria menos aceita? Por quê?
A teoria de Lamarck é a menos aceita pois quando observado mais a fundo, suas leis nem sempre eram verdadeiras. Por exemplo, ele acreditava que as girafas desenvolveram os pescoços de tanto se esticar para comer em árvores altas, mas quando observados seus filhos nem todos possuíam pescoços mais alongados que seus pais.
- Quais teoria mais aceita? Por quê?
A teoria de Darwin é a mais aceita porque ele considerava que muitos organismos simplesmente morriam e não deixavam herdeiros, enquanto os seres mais adaptados tinham chances maiores de passar suas mutações adiante. Era isso que permitia que características, como o pescoço alongado da girafa, fossem observadas na natureza, pelo simples fato de que girafas com pescoços maiores sobreviviam enquanto aquelas com pescoços menores tinha menos chance de passar seus genes a prole.