O primeiro excerto é representativo do conjunto de textos jornalísticos que iniciam Capitães da Areia. Que voz social eles expressam?
b) O narrador, no segundo trecho, adere a um ponto de vista social que caracteriza a ficção de Jorge Amado. Que ponto de vista é esse?
Soluções para a tarefa
A - Os textos jornalísticos que iniciam "Capitães de Areia" expressam a voz da burguesia, classe que detêm o poder em mãos. Esse conjunto de textos jornalísticos comprovam a grande discriminação e repressão aos excluídos sociais.
B - O narrador, no segundo trecho, assume o ponto de vista dos marginalizados, denunciando a exclusão social e repressão da sociedade rica sobre as classes mais baixas.
Essa denúncia pode ser constatada no relato sobre a injustiça sofrida pelo menino de rua Sem-Pernas, onde ele é vedado de realizar seu sonho, andar de carrossel, restando-lhe a cina de roubar.
Capitães de Areia
"Capitães de Areia", de Jorge Amado, conta a história de meninos que vivem em situação de abandono, nas ruas de Salvador.
Chamados de Capitães de Areia, esses meninos vivem em um trapiche (armazém) e praticam pequenos furtos como forma de sobreviver em uma sociedade que os excluí, marginalizando-os.
Os personagens principais apresentados na história são:
- Pedro Bala
- Dora
- Sem-Pernas
- Boa-Vida
- Volta Seca
- João Grande
- Professor
- Gato
- Pirulito
- Barandão
Conheça mais sobre as obras de Jorge Amado aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17924973
#SPJ1