História, perguntado por gabrieltepc265, 1 ano atrás

O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9
A Revolta da Vacina, organizada contra as campanhas sanitárias de Oswaldo Cruz, não tinha um fundamento científico e os motivos da revolta eram morais e a ignorância científica.

Do ponto de vista moral, a população recusava-se a aceitar, ou via com maus olhos, a necessidade de que todas as pessoas, incluindo aí as mulheres, fossem ,por vezes, vacinadas nas nádegas, fato que as levou à rebelião. Além disto, se opunham à obrigatoriedade do ato, na medida em que se viram forçadas a fazer algo que não julgavam necessário, não aprovavam e não concordavam.

Isto tudo, claro, foi motivado por um conservadorismo moral e uma ignorância dos métodos científicos, que uma população com baixos graus de escolaridade não foi capaz de considerar da maneira devida.
Respondido por eduardobarmu
6

Gerou revolta na população porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição.

Após intenso bate-boca no Congresso, a nova lei foi aprovada em 31 de outubro e regulamentada em 9 de novembro. Isso serviu de catalizador para um episódio conhecido como Revolta da Vacina. O povo, já tão oprimido, não aceitava ver sua casa invadida e ter que tomar uma injeção contra a vontade: ele foi às ruas da capital da República protestar.

Perguntas interessantes