O Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2017 foi para os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, por suas descobertas sobre o relógio biológico interno dos seres vivos, conhecido como ritmo circadiano. Segundo a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia, as descobertas explicam como plantas, animais e humanos adaptam seu ritmo biológico de forma que seja sincronizado com as revoluções da Terra.
O ritmo circadiano designa o período de, aproximadamente, vinte e quatro horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado, principalmente, pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Baseado nisso, considere as seguintes afirmativas:
I. Ciclo menstrual (30 dias).
II. Ciclo da hibernação (1 ano).
III. Ciclo do sono/vigília de uma pessoa normal (24 horas).
IV. Ciclo da abertura/fechamento da flor “onze-horas”
(diariamente).
V. Ciclo do crescimento do chifre dos veados (em 365 dias).
O ritmo circadiano ocorre em
a) I, III e IV, apenas. b) I, II e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas. d) III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Alternativa D
O ciclo circadiano é uma expressão que deriva do latim "circa" (cerca de) + "diem" (dia), ele regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano.
Dessa forma, o ritmo circadiano define o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. É influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Por isso, o ciclo circadiano e influencia fatores como o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. Essa variação é justamente a mesma presente no ciclo de abertura e fechamento da flor "onze-horas", cujas pétalas seguem a intensidade da luz para se manterem abertas.
Espero ter ajudado, bons estudos.