"O preconceito linguístico - o mais sutil de todos eles - atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestigio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar". Entrevista de Marta Scherre, linguistica e pesquisadora do CNpq. Marque abaixo a(s) alternativa(s) que julgar CORRETA(S).
A.
Todas as formas de se comunicar são válidas, mas a norma culta é o padrão mais adequado para contextos formais - como os trabalhos científicos, políticos ou jurídicos, por exemplo. As diferentes formas de se comunicar, inclusive as variações regionais, devem ser valorizadas.
B.
Ninguém tem o direito de humilhar uma pessoa pelo modo como ela se comunica. Contudo, privilegia-se a norma culta como um padrão superiormente aceito que as formas populares.
C.
Não há formas erradas ou certas de se comunicar, mas formas diferentes para distintos contextos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
As questões B e C estão corretas
Respondido por
1
letra b está correta.ninguem tem o direito de humilhar ninguem
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás