História, perguntado por jasmim8, 1 ano atrás

o povo que viviam na floresta do sul e do Sudeste do país eram habitadas no trabalho com pedra

Soluções para a tarefa

Respondido por rapahellavieir
14
povo de Umbu (ou homens de Umbu) viviam nas florestas do sul e do sudeste do país e eram habilidosos no trabalho com pedra,fabricando grande variedade de objetos,como facas de corte afiado,anzóis e, especialmente,pontas de flechas.Os homens de Umbu foram responsáveis pela difusão entre os primeiros habitantes do Brasil de duas grandes inovações daqueles tempos:o uso do arco e flecha e da boladeira (arma composta de três bolas de pedra ligadas entre si por cordas de couro).Tais armas tornaram possíveis a caça de animais velozes,como veados e emas, por exemplo,e de pássaros em pleno voo.
Respondido por talytaarcelino32
4

Resumo

A obra é composta por dois eixos narrativos bem distintos. No primeiro, o narrador conta suas impressões de viagens, intercalando citações literárias, filosóficas e históricas das mais diversas, com um tom fortemente subjetivo e repleto de digressões e intertextualidades. Dentre as referências literárias, podemos levantar citações a Willian Shakespeare, Luis de Camões, Miguel de Cervantes, Johann Goethe e Homero. Já dentre as citações históricas e filosóficas, temos Napoleão Bonaparte, D. Fernando, Bacon e outros.

Já o segundo eixo, que é interposto no meio dos relatos de viagem, conta o drama amoroso que envolve cinco personagens. Essa narrativa amorosa tem como pano de fundo as lutas entre liberais e miguelistas (1830 a 1834).


O livro começa com o narrador contando sobre a sua vontade de partir em uma viagem de Lisboa à Santarém. Chegando a seu destino, o narrador começa a tecer comentários através da observação de uma janela. Nesse ponto, dá-se início à história de amor entre Joaninha e Carlos.


No romance, Joaninha é uma moça que mora apenas com sua avó, D. Francisca. Semanalmente, elas recebem a visita de Frei Dinis, que traz notícias do filho de D. Francisca, Carlos. Ele está ausente da cidade já há alguns anos e faz parte do grupo de D. Pedro. Frei Dinis e D. Francisca guardam algum segredo sobre Carlos.


Frei Dinis foi um nobre cheio de posses, mas resolveu abandonar tudo e sumir e volta para Santarém dois anos depois, como frei. O narrador critica essa mudança, por para ele qualquer um poderia facilmente ser ordenado frei de uma hora para outra.




Perguntas interessantes