O povo inca não desenvolveu a escrita, mas possuía um interessante sistema de registro, conhecido como:
Soluções para a tarefa
Quipo era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros memotécnicos entre os incas. Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não,e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta. Cada cordão poderia ter um ou mais nós, ou nenhum nó, ou um nó na ponta, um na base, enfim, tudo era comunicado e transportado rapidamente ao imperador Inca no centro do império. Cusco.
O Quipu, que era um sistema com finalidade de organizar informações. Sendo assim, através de cores, nós, os Incas conseguiram organizar e repassar informações relevantes entre si.
Apesar de não se tratar de um sistema de linguagem complexa escrita, é necessário considerarmos isso como um modo de comunicação complexo. Afinal, mais que apenas um emaranhado, o Quipu tinha seu significado dentro daquele contexto.
Um exemplo disso nos povos nativos da América são os grafismos. Isso porque, os grafismos têm significado interno para um povo, podem indicar status de relacionamento, posição dentro do povo, e até mesmo histórias.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/31023044