Sociologia, perguntado por jessicalima63, 1 ano atrás

O povo brasileiro é originário de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Todos esses povos trouxeram em sua bagagem memórias e elementos representativos de diferentes culturas e civilizações. Assim, o Brasil, como povo, pode ser considerado o melhor exemplo de encontro de culturas e civilizações, pois cada um desses componentes étnicos contribuiu para a formação do povo, da cultura, da identidade e da história dos brasileiros; porém pelo fato de uma grande parte de brasileiros e brasileiras desconhecer a cultura e as tradições de povos indígenas, africanos, ciganos e outros que ajudaram a formar a nação brasileira, tem promovido o preconceito e estimulado as desigualdades sociais. . Analisando as colocações acima responda : Quais ações poderão ser desenvolvidas em nossa sociedade para mudar esta realidade de preconceito e desigualdade social ? Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
6

Olá!

As desigualdades sociais estão diretamente ligadas a fatores econômicos e políticos, e, ela desencadeia uma série de problemas que precisam da intervenção do Estado para auxiliar no combate desses fatores negativos, como podemos destacar, o aumento da criminalidade, os baixos índices de desempenho escolar, condições de saúde carentes entre outros.


Por isso, pensar nas desigualdades sociais é observar como o capitalismo influencia e contribuiu para a segregação social, ao preconceito e até mesmo os índices de desenvolvimento humano em comunidades, morros e favelas.


Por fim, é somente a partir da educação e da conscientização que a sociedade passará por um processo transformador, sendo importante que os educadores levem em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos dos alunos., os auxiliando a combater o preconceito desde a base escolar.

Até mais!


Perguntas interessantes