O positivismo tinha, como objeto de pesquisa, o estudo das relações sociais, para o desenvolvimento e progresso das nações. A teoria de Augusto Comte tinha, como fundamentos, a lei dos três estados, a classificação das ciências e a reforma intelectual da sociedade, com neutralidade e imparcialidade diante dos fatos. Para os positivistas, os fatos se explicam por si só, não precisam de interpretações. Com base nessa análise sobre o positivismo, assinale a questão correta acerca dos pressupostos da teoria positivista:
Escolha uma opção:
a. Na teoria positivista, o conservadorismo e a manutenção da ordem eram constituídos conforme os valores da classe operária, a sucessão ordenada dos fatos em direção ao progresso
b. A palavra de ordem era indagar o porquê das coisas, dando preferência às leis e os fenômenos, e não havia o interesse pela busca de se estabelecer a máxima unidade, na explicação de todos os fenômenos.
c. Defendia a substituição da especulação racional da filosofia pelos dados positivos das ciências, alcançados com as pesquisas científicas. A única fonte de verdade era a observação, tudo se reduzia ao fenômeno social.
d. Comte defendia que a ordem da sociedade era permanente, a imagem da invariável ordem natural, uma visão conservadora, que todo saber do mundo advinha de fenômenos socioculturais e mutáveis de transformação.
e. O positivismo tinha, como característica geral, a exaltação da ciência e uma necessidade de reorganizar a sociedade, por meio de uma reestruturação intelectual das pessoas, e não de uma revolução de ideias ou das instituições sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em linhas gerais, o positivismo tem como característica geral a exaltação da ciência e
uma necessidade de reorganizar a sociedade, por meio de uma reestruturação
intelectual das pessoas, e não de uma revolução de ideias ou das instituições sociais.
Pode-se dizer que o positivismo valoriza e exalta a ciência e busca uma reestruturação intelectual das pessoas. Não se trata, portanto de um conservadorismo. Logo, a opção E está correta.
O positivismo é uma corrente filosófica que surge na FRANÇA no século XIX, fundada por Auguste Comte.
1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciência: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade.
3- Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.
4- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
5- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)
6- Logo, surge uma visão messiânica que absolutiza a ciencia e o progresso daí decorrente, dando a ela uma espécie de aura romântica que a estende ao infinito.
7- Outros viram, contudo, um fator menos romântico e mais iluminista nessa fé na racionalidade científica.
8- Com exceção de Mill, o positivismo é caracterizado pela confiança acrítica, leviana e superficial na estabilidade e no crescimento sem obstáculos da ciência. Essa crença chegou a se tornar fenômeno de costumes.
9- A “positividade” da ciência leva a mentalidade positivista a combater as concepções idealistas e espiritualistas da realidade que os próprios positivistas classificavam como metafisicas, embora mais tarde tenham caído em metafisicas igualmente dogmáticas.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/46145582