O positivismo tinha, como objeto de pesquisa, o estudo das relações sociais, para o desenvolvimento e progresso das nações. A teoria de Augusto Comte tinha, como fundamentos, a lei dos três estados, a classificação das ciências e a reforma intelectual da sociedade, com neutralidade e imparcialidade diante dos fatos. Para os positivistas, os fatos se explicam por si só, não precisam de interpretações. Com base nessa análise sobre o positivismo, assinale a questão correta acerca dos pressupostos da teoria positivista:
Escolha uma opção:
a. Na teoria positivista, o conservadorismo e a manutenção da ordem eram constituídos conforme os valores da classe operária, a sucessão ordenada dos fatos em direção ao progresso
b. A palavra de ordem era indagar o porquê das coisas, dando preferência às leis e os fenômenos, e não havia o interesse pela busca de se estabelecer a máxima unidade, na explicação de todos os fenômenos.
c. Defendia a substituição da especulação racional da filosofia pelos dados positivos das ciências, alcançados com as pesquisas científicas. A única fonte de verdade era a observação, tudo se reduzia ao fenômeno social.
d. Comte defendia que a ordem da sociedade era permanente, a imagem da invariável ordem natural, uma visão conservadora, que todo saber do mundo advinha de fenômenos socioculturais e mutáveis de transformação.
e. O positivismo tinha, como característica geral, a exaltação da ciência e uma necessidade de reorganizar a sociedade, por meio de uma reestruturação intelectual das pessoas, e não de uma revolução de ideias ou das instituições sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
e
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
letra E
Explicação:
a principal característica do positivismo é a exaltação da ciência.
Perguntas interessantes
Filosofia,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás