O positivismo jurídico busca a criação de um direito impessoal e igual para todos, através de uma a Ciência que tem por missão estudar a correlação entre as normas que compõem a ordem jurídica vigente. Sobre as correntes do positivismo, é correto o que se afirma.
1)O Pandectismo jurídico se identificava com as premissas com as premissas metodológicas da Escola da Exegese alemã, como o formalismo e a sistematicidade.
2)O positivismo jurídico, que representava a ordem institucional burguesa, entrou em crise quando os movimentos unificados de trabalhadores começaram a defender a criação de um Estado Liberal.
3)A Escola Histórica do Direito, capitaneada civilistas romanistas como Savigny, considerava o costume como a fonte principal de direito, devendo a lei derivar dele.
4)O Normativismo jurídico apresenta tendências de perfil factualista, que busca integrar o direito às Ciências Sociais e Humanas, como a Sociologia, a Filosofia e a Psicologia.
5)A Escola da Exegese decorre de um projeto político que pretendia a unificação do direito privado alemão e se valeu de uma nova técnica de elaboração legislativa denominada de código.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O positivismo jurídico busca a criação de um direito impessoal e igual para todos, através de uma a Ciência que tem por missão estudar a correlação entre as normas que compõem a ordem jurídica vigente. Ele surgiu em decorrência da racionalização e sistematização do Direito.
As ideias positivistas são provenientes das escolas:
- Escola da Exegese (França): era de caráter formalista, legalista, codicista e livre de qualquer aspecto moral ou fático.
- Pandectismo Jurídico (Alemanha): se identificava com as premissas metodológicas da Escola da Exegese francesa
A Escola Histórica do Direito, capitaneada civilistas romanistas como Savigny, considerava o costume como a fonte principal de direito, devendo a lei derivar dele.
Alternativa correta: 3
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás