Sociologia, perguntado por crismilaine7077, 1 ano atrás

O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. Assinale a únca característica abaixo que NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano: Defendia uma "sociocracia" dirigida por cientistas para a unificação, conformidade e progresso de toda a humanidade. A Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento; A defesa da reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial; A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária; A classificação e hierarquização das ciências, da mais simples até a mais complexa;

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Respondido por ProjetoPolímata
6

Oi, tudo bom?

NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano:

A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária.

Uma das premissas da teoria de Comte é a separação entre ciência e metafísica. Comte buscava romper com o tradicional e de forma alguma pensava que a metafísica era forma de pesquisa fundamental e necessária.

Bons estudos!

Respondido por Tito2020
2

Resposta:

A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária;

Explicação:

O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Augusto Comte na segunda metade do século XIX. O tema central de sua obra é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento; a classificação e a hierarquização das ciências, da mais simples até a mais complexa, que pra ele a ordem é necessária ao progresso; e a reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas, principalmente, a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial. A hostilidade dirigida ao pensamento tradicional foi especialmente forte em Comte, que negava a possibilidade do conhecimento metafísico, que ele considerava ser estagnante e uma forma de pesquisa desnecessária. Ele exigia uma "sociocracia" dirigida por cientistas para a unificação, conformidade e progresso de toda a humanidade. Logo, o positivismo redefiniu o propósito da filosofia, limitando-a à análise e definição da linguagem científica

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