O positivismo foi a base metodológica pioneira na Sociologia. Augusto Comte, um simpatizante do governo napoleônico (I799 a I8I5), considerava que a busca de uma ordem social devia ser atingida pelo uso da ações funcionais. Para se ter um aprimoramento da sociedade se faz necessário entender suas leis. E as leis sociais devem ser aceitas pela sua natureza funcional. O conhecimento verdadeiro, segundo Comte, é aquele que se constrói seguindo o método das ciências naturais.
A educação deve então preparar os indivíduos para a vida social. Ensinar é qualificar o sujeito para ser um agente social produtivo, construtivo, eficiente.
Diante essa informação e ao estabelecermos uma relação do método de Comte com a educação, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Para Comte, assim como para grande parte dos pensadores de sua época, o positivismo deveria atender a três elementos sociais distintos, a chamada "Lei dos Três Estágios". Deveria se formar o clérigo culto, o empresários empreendedor e o operário laborioso.
Alternativa 2:
A valorização do conteúdo e a busca de sua universalização, sem qualquer interferência com abordagens políticas ou críticas, são práticas que se associam ao positivismo. Para Comte, o verdadeiro conhecimento é universal, neutro e empírico, passível de comprovação.
Alternativa 3:
A adequação do conteúdo ao ambiente social onde ele se encontra é fundamental. O saber deve ter uma relação direta com as relações políticas, ideológicas, que os indivíduos estão inseridos. O verdadeiro conhecimento é subjetivo, não se comprova, mas exige uma prática política.
Alternativa 4:
Por ser um socialista e estar afinado com os movimentos sindicais de sua época, Comte negava a educação para a qualificação do trabalhador ou para a avida econômica de forma geral. O saber deveria ser erudito, formar um homem culto, diferenciado dos interesses da elite burguesa.
Alternativa 5:
O conhecimento é relativo. Toda a verdade, nas ciências humanas, deve estar fundada no posicionamento ideológico de determinada classe social. Como um defensor da burguesia e de sua harmonia com a classe operária, Comte defendia o pacto social fundada na racionalidade científica.
Soluções para a tarefa
A alternativa 2 está correta.
Alternativa 1:
Para Comte, assim como para grande parte dos pensadores de sua época, o positivismo deveria atender a três elementos sociais distintos, a chamada "Lei dos Três Estágios". Deveria se formar o clérigo culto, o empresários empreendedor e o operário laborioso.
Falso. O positivismo é uma linha de progresso, e não dividia a sociedade, senão a construção de uma só sociedade positiva.
Alternativa 2:
A valorização do conteúdo e a busca de sua universalização, sem qualquer interferência com abordagens políticas ou críticas, são práticas que se associam ao positivismo. Para Comte, o verdadeiro conhecimento é universal, neutro e empírico, passível de comprovação.
Correto. É do positivismo a ideia de que é possível e desejável que se alcance um conhecimento neutro e universal, sem partir de pressupostos fora da experiência.
Alternativa 3:
A adequação do conteúdo ao ambiente social onde ele se encontra é fundamental. O saber deve ter uma relação direta com as relações políticas, ideológicas, que os indivíduos estão inseridos. O verdadeiro conhecimento é subjetivo, não se comprova, mas exige uma prática política.
Falso. Para os positivistas é impossível adequar os conteúdos ao ambiente, dado que na realidade os conteúdos são universais, como afirma a alternativa anterior.
Alternativa 4:
Por ser um socialista e estar afinado com os movimentos sindicais de sua época, Comte negava a educação para a qualificação do trabalhador ou para a avida econômica de forma geral. O saber deveria ser erudito, formar um homem culto, diferenciado dos interesses da elite burguesa.
Falso. Comte não era um socialista e pregava a ampla educação para a classe trabalhadora.
Alternativa 5:
O conhecimento é relativo. Toda a verdade, nas ciências humanas, deve estar fundada no posicionamento ideológico de determinada classe social. Como um defensor da burguesia e de sua harmonia com a classe operária, Comte defendia o pacto social fundada na racionalidade científica.
Falso. O conhecimento na perspectiva positivista não é relativo, mas absoluto.
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