Sociologia, perguntado por patriciavithoria, 1 ano atrás

O positivismo, enquanto método de análise social, influenciou a concepção de Émile Durkheim, o fundador do estruturalismo. Também francês, como Comte, Durkheim defendia o fato social como objeto de análise da sociedade. Para ele, os fatos deveriam ser entendidos na condição de coisa material. O que isso significa nas teses de Émile Durkheim? Assinale a alternativa que melhor responde essa questão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Charliane12
16

Resposta:

Alternativa 3

Considerando o fato social na mesma condição de uma coisa material, Durkheim defende uma descrição objetiva dos fenômenos sem a interferência do cientista social. Logo, a neutralidade científica é uma questão vital para o pensamento de Durkheim.

Respondido por Matheusieti
0

A alternativa C se apresenta como correta. A ideia de fato social desenvolvida por Durkheim considera que os fenômenos são cruciais para que a mesma se articule, logo, a neutralidade científica é uma das bases para que a pesquisa social seja colocada em prática.

Como observamos as reflexões de Durkheim?

A partir das normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção social.

Mais sobre o objetivo da sociologia clássica:

https://brainly.com.br/tarefa/24134110

As alternativas:

O fato social é uma expressão de sentidos e valores da sociedade. Para Durkheim, qualquer acontecimento deve ser compreendido como relevante para a vida em sociedade. Ele defendia que os fatos são fruto da imaginação e não um fenômeno real, por isso, devem ser interpretados.

O fato social é um acontecimento particular e está inserido nos interesses pessoais e não na vida coletiva. Para ele, a análise do fato social confunde a sociologia com a psicologia.

Considerando o fato social na mesma condição de uma coisa material, Durkheim defende uma descrição objetiva dos fenômenos sem a interferência do cientista social. Logo, a neutralidade científica é uma questão vital para o pensamento de Durkheim.

A análise da sociedade deve ser relacionada a questão política. Para Durkheim, assim como para Marx, a luta de classes é o "motor da história". Deve, o cientista social, tomar partido das questões que envolvem os trabalhadores em luta contra a classe burguesa.

Durkheim, assim como Weber, valoriza a subjetividade na análise dos fenômenos sociais. É dentro dos seres humanos, em sua consciência coletiva ou particular, que se constrói o estímulo para o comportamento.

Perguntas interessantes