História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O positivismo é uma corrente filosófica que ganhou força na Europa, na segunda metade do século XIX e começo do século XX, período em que chegou ao Brasil. Enquanto o positivismo tinha como preocupação principal a manutenção e preservação do capitalismo, o marxismo procura fazer uma crítica a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismo e suas contradições.

De acordo com esse trecho, avalie aa afirmativas a seguir:

I- O estudo bda sociedade deveria partir de sua base espiritual para a investigação de qualquer fenômeno social da estrutura econômica da sociedade, na visão do marxismo.
II- No marxismo acredita-se que o conhecimento da realidade social é capaz de orientar grupos e classes sociais para transformar a sociedade.
III- A função da sociologia é contribuir para a realização de mudanças radicais na soci e não de restabelecer a ordem social como previam os positivismo.

A respeito dessas afirmativas, é correto o que se afirma em:

( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
( ) Somente a afirmativa I está correta.
( ) Somente a afirmativa II está correta.
( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasazevedo291
130

A resposta está correta sim, é apenas as afirmativas II e III estão corretas

Respondido por EduardoPLopes
47

I é falsa, pois os marxistas acreditavam que era pela análise material (eram materialistas históricos) que se poderia desvendar qualquer coisa de essencial sobre a sociedade, se opondo às análises "subjetivistas"

II é verdadeira, pois os marxistas acreditam que, cientes da exploração, o proletariado tende a lutar para acabar com ela.

III é falsa, pois, de acordo com os positivistas, a função da sociologia é manter o funcionamento "normal" da sociedade, que tende sempre ao progresso.

Alternativa D.

Perguntas interessantes