Filosofia, perguntado por emersonsilva0305, 8 meses atrás

O positivismo e o marxismo, enquanto vertentes teórico-metodológicas, são utilizados na prática profissional do serviço social brasileiro - o primeiro desde os primórdios, o segundo mais recentemente. Dessa forma, a partir do modo como um profissional opera em seu dia a dia é possível identificar sob qual das duas matrizes teóricas se deu sua formação profissional. Você, assistente social, trabalha como conselheiro tutelar e é solicitado para uma conversa com a coordenadora pedagógica de uma escola estadual situada em uma comunidade rural. Ela procura você preocupada com o encaminhamento dado pelo assistente social da escola que, em vez de procurar agendar uma entrevista com a família, apenas acionou o conselho tutelar alegando que "com pai explorador tem que ser assim", escrevendo um parecer negativo sobre a família sem sequer conhecê-la. Acontece que a coordenadora conhece minimamente a família, cujo histórico já por gerações é que as crianças estudem sempre até o 5º ano do Ensino Fundamental e, depois de completarem 10 anos, passem a apoiar a família na lavoura de arroz, situação que ela pensava poder ser mediada com uma conversa com a família, já que sabe que são pais amorosos e, por isso, queria expor a você que o relatório passado pelo assistente social não é verídico. Frente ao relato da coordenadora pedagógica, responda:

1. Qual você entende que seja a matriz teórica influenciadora da prática profissional do assistente social da escola?
2. Do ponto de vista dessa matriz teórica, qual possivelmente foi a leitura que o assistente social fez da realidade dessa família?

Soluções para a tarefa

Respondido por carolzinhacomex
15

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

1. A matriz teórica influenciadora da prática profissional do assistente social da escola é o positivismo.

2. Um profissional que tem como matriz teórica o positivismo coloca-se de forma neutra diante da necessidade de uma criança em idade escolar acessar a escola. O profissional entende que sua posição de neutralidade é a única capaz de manter o real e concreto. Neste sentido, o profissional pode tomar enquanto método de sua ação o simples julgamento dos cuidadores da criança e buscar os métodos coercitivos de obrigar os pais a colocarem a criança na escola, posto que não há nenhuma relação de apreender a essência daquilo que está posto na família e suas necessidades completas. Há apenas a imparcialidade e a neutralidade das análises, que denotam, necessariamente, uma forma de agir pragmática.  

Respondido por AnthonioJorge
0

1- A principal matriz teórica influenciadora da assistência social da escola é o positivismo.

2- O assistente social, do ponto de vista positivista, pode ter descartado a família devido à análise sociológica reducionista que o positivismo impõe. Sua leitura, assim, foi a de uma realidade retrógrada e anti-científica.

O positivismo é uma corrente filosófica que surge na FRANÇA no século XIX, fundada por Auguste Comte. A prática do assistente social, desta forma, obedece às características principais do positivismo:

  • Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciencia: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais. Há uma postura pretensamente neutra diante da realidade.
  • O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
  • A “positividade” da ciência leva a mentalidade positivista a combater as concepções idealistas e espiritualistas da realidade que os próprios positivistas classificavam como metafisicas, embora mais tarde tenham caído em metafisicas igualmente dogmáticas.  

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/5377193

Anexos:
Perguntas interessantes