O posicionamento estratégico por meio do modelo de diferenciação de produtos e serviços, quando bem-sucedido, dificulta consideravelmente o processo de comparação e imitação para os concorrentes do setor. Isto porque essas decisões envolvem uma gama de possibilidades, para que uma organização possa alcançar algum tipo de diferenciação em um dado mercado. Assim, qual das seguintes bases de diferenciação de produtos e serviços mencionadas abaixo é, geralmente, mais custosa ou difícil de imitar?
Soluções para a tarefa
As bases que dificultam o processo de imitação de um produto são: funções internas, timing de lançamento, localização, reputação, logística e pós venda.
Para entender um pouco mais, vamos explicar um pouco mais sobre diferenciação de produto.
O que é diferenciação de produto?
Diferenciação de produto é a estratégia empresarial de agregar valor para um produto de modo a ser mais facilmente percebido pelo cliente de modo que, ao comparar com outro similar ou, ainda, substituto os rejeita em prol daquele com maior valor captado.
Em ambientes competitivos, a cópia de produtos é uma prática recorrente entre empresas concorrentes. Sem abordar a questão de patentes e propriedades intelectuais envolvidas, os custos envolvidos para se duplicar um produto podem ser:
- Duplicação de baixo custo
- Duplicação passível de ser custosa
- Duplicação onerosa
Duplicação de baixo custo
É a cópia das características simples de um produto. Exemplo de um pneu, cuja funcionalidade é rodar, suportar certa carga e ter uma vida útil parecida com seus concorrentes.
Duplicação passível de ser custosa
Dependendo do produto e como este é constituído, o custo pode ser significativo para a sua duplicação. Os tipos são: mix de produtos, cooperação entre empresas, customização, complexidade e marketing que envolva o produto.
Exemplo característico é a lã de aço para limpar louças de marca famosa. O produto é simples, mas o marketing marcou os consumidores.
Duplicação onerosa
É a maneira mais cara que envolve as características de um determinado produto para que haja a cópia por um concorrente. Essas bases são: funções internas, timing de lançamento, localização, reputação, formas de distribuição (logística) e pós venda (atendimento e suporte).
Um exemplo é o celular da marca Apple, cuja base de funcionamento é distinta se comparado aos celulares com o sistema Android. E, para local, citamos a cadeia de hotel, cuja localização é importante para a segmentação de público.
Diante das explanações, o terceiro item (duplicação onerosa) é a solução. Isso quer dizer que os custos de duplicação numa estratégia envolvendo diferenciação de produto é mais alto para que um produto seja copiado, mas não impossível que a reprodução por concorrentes ocorra.
Saiba mais sobre diferenciação de produto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20528014
#SPJ1