O populismo não é um governo de esquerda apesar de se voltar para as classes média e baixa. Tampouco é um governo de direita. A direita o considera uma forma demagógica de comportamento político. O populismo não dá espaço para a atuação política da classe burguesa uma vez que suas determinações políticas são atribuídas ao líder. O líder populista está acima de todas as classes, é representante único e total dos anseios do povo que o elegeu. Para a esquerda o populismo representa uma venda que é colocada nos olhos das massas distanciando-as da possibilidade de perceber o papel exercido sobre ele pelo Estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá,
Podemos constatar que o populismo não é um governo de esquerda, apesar de se voltar para as classes média e baixa. É uma forma de governo onde os anseios da população são "sempre" atendidos, onde a figura do líder se mantém com base na aprovação popular.
Desse modo, será verdadeira a afirmativa que apontar que, no caso do Brasil, Getúlio Vargas é o maior exemplo de líder populista, que utilizava-se de leis e medidas com ênfase nas massas; essa era sua manobra de sustentação e de pressão política sob o congresso.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás