O populismo foi um movimento político bastante frequente na América Latina, especialmente durante o século XX. Embora, recorrentemente, anuncie-se o desaparecimento do populismo, certas características que marcaram suas práticas ainda estão presentes na organização política brasileira, inclusive na política municipal.
Assinale a alternativa que apresenta algumas características definidoras do populismo.
Presença da mobilização de uma ‘massa’, ou seja, de setores das classes populares, com restrita organização autônoma de classe, e de um tipo carismático de ligação entre líderes e adeptos.
Revezamento na presidência da República, de representantes das frações de classes ligadas ao mundo rural com representantes das frações ligadas à indústria, graças à prática contínua e explícita de fraudes eleitorais.
Controle das eleições através do voto de cabresto e da obediência pessoal do trabalhador-eleitor ao patrão-político.
Comparecimento, à frente do governo, de um líder messiânico que representa os interesses de classe dos setores miseráveis da população em clara oposição aos interesses das classes trabalhadoras organizadas em sindicatos.
Gestão administrativa marcadamente impessoal, baseada na racionalidade burocrática e na liderança de grandes partidos políticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
primeira alternativa.
"Presença da mobilização de uma ‘massa’, ou seja, de setores das classes populares, com restrita organização autônoma de classe, e de um tipo carismático de ligação entre líderes e adeptos."
Perguntas interessantes