O ponto de partida da presença portuguesa na África foi a tomada de Ceuta, em 1415, no norte do continente. A conquista desse importante entreposto comercial inaugurou uma série de viagens à África. Em 1419, os portugueses tomaram a ilha da Madeira e, em 1431, o arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico. Margeando o litoral africano, os portugueses seguiram para o sul do continente africano. Considerando a expansão portuguesa na África, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:A principal motivação para a expansão portuguesa era encontrar metais preciosos. Na região de Ceuta, os portugueses ouviram falar que havia, no interior do continente, regiões muito ricas, abundantes em ouro e pedras preciosas. Isso encorajou os portugueses a continuar a expansão no continente africano. Apesar de terem sido recebidos com pouca hospitalidade em algumas regiões, as incursões ao continente africano continuaram cada vez mais frequentes. Graças aos lucros obtidos com o comércio de escravos, os portugueses iniciaram o projeto de se instalarem no continente e, para tal, construíram a primeira feitoria, a de Arguim, em 1445, dando início ao processo de ocupação do território ainda no século XV.
Resposta:
c)
Conforme os negócios na África se tornavam mais lucrativos, os portugueses viram a necessidade de se estabelecer no litoral africano e Arguim foi escolhida para servir de entreposto comercial, onde construíram a primeira feitoria portuguesa, em 1445.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A principal motivação para a expansão portuguesa era encontrar metais preciosos. Na região de Ceuta, os portugueses ouviram falar que havia, no interior do continente, regiões muito ricas, abundantes em ouro e pedras preciosas. Isso encorajou os portugueses a continuar a expansão no continente africano. Apesar de terem sido recebidos com pouca hospitalidade em algumas regiões, as incursões ao continente africano continuaram cada vez mais frequentes. Graças aos lucros obtidos com o comércio de escravos, os portugueses iniciaram o projeto de se instalarem no continente e, para tal, construíram a primeira feitoria, a de Arguim, em 1445, dando início ao processo de ocupação do território ainda no século XV.