O ponto de interseção das curvas de oferta O e demanda D é chamado de “ponto de equilíbrio de mercado”. A abscissa desse ponto (preço de equilíbrio) é o preço de mercado para o qual a oferta é igual à demanda, ou seja, o preço para o qual não há escassez nem excesso do produto. Na figura abaixo, temos o esboço dos gráficos da função oferta O(x) = x2 + x – 460 e da função demanda D(x) = 500 – x de certo produto, onde P é o ponto de equilíbrio.
Soluções para a tarefa
Olá,
Acredito que a pergunta completa seja:
O ponto de interseção das curvas de oferta O e demanda D é chamado de “ponto de equilíbrio de mercado”. A abscissa desse ponto (preço de equilíbrio) é o preço de mercado para o qual a oferta é igual à demanda, ou seja, o preço para o qual não há escassez nem excesso do produto. Na figura anexa, temos o esboço dos gráficos da função oferta O(x) = x² + x – 460 e da função demanda D(x) = 500 – x de certo produto, onde P é o ponto de
equilíbrio. Qual é a demanda desse produto no mercado, quando ele estiver sendo oferecido pelo preço de equilíbrio?
A) 260 unidades
B) 310 unidades
C) 382 unidades
D) 470 unidades
E) 410 unidades
Duas curvas se intersectam quando suas leis de formação assumem os mesmos valores, ou seja,
Resolvendo essa equação do segundo grau, obtemos: x = 30 ou x = -32.
Como o preço não pode ser negativo, temos que x = 30, isto é, 30 é o preço de mercado para que a oferta se iguale a demanda. Calculando a demanda relacionada a x = 30, temos:
Logo, a demanda para o preço 30 é 470 --> Alternativa (D).
Espero ter ajudado. Abraços,