O ponto de fusão do ouro é 1.064 °c e o do rubi é 2.054 °c. Após um incêndio, foram encontrados os restos de um anel feito de ouro e rubi. O ouro estava todo deformado, pois derreteu durante o incêndio, mas o rubi mantinha seu formato original. O que se pode afirmar sobre a temperatura das chamas durante o incêndio? justifique a resposta.
Soluções para a tarefa
Com o passar do tempo o ouro derretido se tornou novamente sólido com a diminuição da temperatura, provavelmente ao fim do incêndio, por isso a deformação foi constatada, caso contrário, se a temperatura atingida no incêndio ainda se mantivesse ele estaria em seu estado líquido.
4- No caso da leiteira acontece que o fluido no qual se imerge, tem um ponto de ebulição menor do que o fluido que esta imergido (leite). Então, a água e leite aquecem, mas o leite não evapora por estar abaixo do seu ponto de ebulição. A água ferve e evapora, causando o "apito" no bocal da leiteira, por estar em temperatura de ebulição.
A temperatura de mudança de fase, ebulição da água, faz com que o sistema mantenha a temperatura constante e não derrame o leite.
5- A temperatura do incêndio passou, ou chegou nos 1064°C, mas não alcançou os 2.054 °c. Pois para uma substância se fundir, basta que a temperatura chegue exatamente no ponto de fusão da substância (ou seja, nao precisa passar desse valor). Assim podemos afirmar que a temperatura alcançou pelo menos 1.064 °c, pois o ouro se fundiu. Não podemos afirmar que ela com certeza passou dessa temperatura, mas o que podemos afirmar é que ela não alcançou os 2.054 °c.