O ponto de equilíbrio representa o momento em que o total da margem de contribuição se iguala aos custos e despesas fixas, ou seja, obtém-se um resultado igual a zero. Comumente as empresas administram seus recursos baseados em informações referentes aos seguintes dados: preço de venda por unidade, custos variáveis por unidade, despesas variáveis por unidade, custos fixos mensais e despesas fixas mensais. Considere também que, o ponto de equilíbrio é calculado baseando-se na divisão dos gastos fixos do mês pela margem de contribuição unitária.
CHAVES, Vaníria Ferrari Pinheiro. Gestão de Preços. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.
Considerando o texto e os estudos sobre margem de contribuição, analise as afirmativas a seguir.
I. Considerando a soma de despesas fixas mensais, temos o lucro do produto.
II. A margem de Contribuição de um produto ou serviço é o valor da diferença entre o preço praticado e o custos fixos.
III. A parcela do preço de venda que ultrapassa os custos e despesas variáveis, é a margem de contribuição de um produto.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a II:
"A margem de Contribuição de um produto ou serviço é o valor da diferença entre o preço praticado e o custos fixos."
A Margem de Contribuição é aquela que é calculada diminuindo-se os custos fixos do preço praticado, mas, esse valor ainda não considerado o lucro.
A Margem de Contribuição é necessária para fins de remuneração, seja da mão-de-obra envolvida na produção de um bem ou um serviço, tempo empregado na produção e outras variáveis que não estão contabilizadas nos custos fixos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
Complementando o que faltou na resposta.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis.