O ponto de ebulição do cloro é de –35 °C, enquanto do HCl é de −84,9 °C. Já para o bromo, seu ponto de ebulição é de 58,8 °C, enquanto para o HBr é de –67 °C. A partir dessas informações, é CORRETO afirmar que:
a) apesar das interações dipolo-dipolo no HCl serem mais intensas que no HBr, o bromo apresenta um maior raio atômico, tornando-o mais polarizável e produzindo uma força de London mais intensa no HBr.
b) existem ligações de hidrogênio entre as moléculas de HBr, além das forças de dispersão de London.
c) existem forças dipolo-dipolo entre as moléculas de HCl, além das forças de dispersão de London.
d) a resultante das forças de interação intermoleculares no ácido clorídrico é mais intensa que no ácido bromídrico.
e) a molécula de ácido clorídrico (HCl) apresenta um momento de dipolo elétrico menor que o ácido bromídrico (HBr), devido à maior eletronegatividade do cloro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa: A
Explicação:
apesar das interações dipolo-dipolo no HCl serem mais intensas que no HBr, o bromo apresenta um maior raio atômico, tornando-o mais polarizável e produzindo uma força de London mais intensa no HBr.
Resposta:
alguém poderia me tirar uma dúvida, por favor?
Explicação:
Eu tinha marcado a letra D: a resultante das forças de interação intermoleculares no ácido clorídrico é mais intensa que no ácido bromídrico.
Como o HBr é mais forte que o HCl, pensei que essa fosse a alternativa correta, ainda não entendi o porquê ela está errada.
Não entendi a alternativa correta, letra A, por que ela diz: apesar das interações dipolo-dipolo no HCl serem mais intensas que no HBr, o bromo apresenta um maior raio atômico, tornando-o mais polarizável e produzindo uma força de London mais intensa no HBr.
Como essas moléculas podem produzir forças de London se são polares? forças de london não são apenas para moléculas apolares?