O ponto A(2, 3, 4) pertence a uma
superfície esférica de centro na origem.
1. Qual é o raio dessa superfície esfé-
rica?
2. Determina as coordenadas dos pon-
tos onde essa superfície esférica interseta os
eixos coordenados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) √29 unidades
2) x = (√29,0,0)
y = (0,√29,0)
z = (0,0,√29)
Explicação passo-a-passo: O raio da superfície esférica será o comprimento do vetor que parte da origem e vai até o ponto (2,3,4). Esse comprimento nada mais é que o módulo do vetor (2,3,4). Nesse sentido,
|(2,3,4)| = √(2^2 + 3^2 + 4^2)
= √(4 + 9 + 16)
= √(29) unidades de medida.
2) A esfera intercepta os eixos nos pontos onde as coordenadas são √29.
X = (√29, y, z)
Y = (x, √29,z)
Z = (x, y, √29)
Os vetores X, Y e Z devem ter módulo de √29 também, pois o raio é constante. Assim,
√29 = √ ((√ 29)^2 + y^2 + z^2)
√ 29 = √ (29 + y^2 + z^2)
29 = 29 + y^2 + z^2
y^2 = -z^2
O único ponto em que essa equação é possível é o 0. Logo, y = z = 0. Dessa forma, todos os vetores possuem as coordenadas faltantes como 0.