História, perguntado por kfmuniz, 5 meses atrás

O poeta Claudio Manoel da Costa (1729-1789) escreveu, entre os anos de 1769 e 1773, o poema Vila Rica, como era chamada à época a atual cidade de Ouro Preto. Leia os versos a seguir, retirados desse poema:

“Vê os Pires, Camargos e Pedrosos,
Alvarengas, Godóis, Cabrais, Cardosos,
Lemos, Toledos, Pais, Guerras, Furtados,
e outros que, heróis assinalados
se fizeram no arrojo das conquistas.
​​​​​​​Ó sempre grandes e imortais paulistas!”

Sobre o poema e o contexto histórico ao qual faz referência, são feitas as seguintes afirmações:

I – Os sobrenomes elencados no poema fazem referência aos indígenas, que resistiram heroicamente às investidas dos bandeirantes em seus territórios.

II – “Fazer-se no arrojo das conquistas" diz respeito aos benefícios econômicos e simbólicos que certos homens obtiveram ao se dedicarem à realização das bandeiras.

III – “Ó sempre grandes e imortais paulistas!” é um verso de ufanismo em relação aos “paulistas”, nomenclatura também utilizada para se referir aos bandeirantes.

Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​


A.
Apenas I.


B.
Apenas II.


C.
Apenas III.


D.
Apenas I e II.


E.
Apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por anakarlaa46
0

Resposta:

me ajudem nessa por favor


eritonrpj13: Resposta correta; Apenas II e III.
Respondido por eritonrpj13
1

Resposta:

Apenas II e III.

Explicação:

Os nomes citados no poema fazem referência aos paulistas, ou, mais especificamente, àqueles que se dedicaram à prática das bandeiras. Essas incursões nos territórios indígenas, seja para aprisionamento de cativos, seja para conquistas territoriais, geravam benefícios econômicos e sociais para os bandeirantes, pois eles desempenhavam atividades valoradas naquela conjuntura. Por isso, o último verso os trata com heroísmo e ufanismo, destacando sua importância para a riqueza da sociedade do Centro-Oeste e do Sudeste coloniais.

Perguntas interessantes