Português, perguntado por fabricioarrais85, 7 meses atrás

O poema é dedicado a Alexandre O'Neill. Procure em uma enciclopéd
ou na internet quem ele foi.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por estelaacaciavianadeb
13

Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões GOSE (Lisboa, 19 de dezembro de 1924 — Lisboa, 21 de agosto de 1986) foi um importante poeta do movimento surrealista português. Era descendente de irlandeses. Tem uma biblioteca com o seu nome em Constância.

Infância e juventude

Da burguesia lisboeta, Alexandre O'Neill nasceu no número 30 da Avenida Fontes Pereira de Melo, hoje uma das artérias principais da capital. Foi filho de José António Pereira de Eça O'Neill de Bulhões (Lisboa, c. 1890 - Lisboa), empregado bancário, e de sua mulher, Maria da Glória Vahia de Barros de Castro (17 de Março de 1905 - depois de Outubro de 1989).

Foi igualmente neto paterno da escritora Maria O'Neill, a qual era sobrinha-bisneta e prima-sobrinha-bisneta do 1.º Visconde de Santa Mónica e sobrinha-neta do 1.º Barão de Sabroso e do 2.º Barão de Sabroso.

A sua irmã mais velha, Maria Amélia Vahia de Castro O'Neill de Bulhões, nascida na Lourinhã, a 26 de Setembro de 1921, faleceu em Tomar, Santa Maria dos Olivais, a 27 de Setembro de 2009), solteira e sem geração.

Em 1943, com 17 anos de idade, publicou os primeiros versos num jornal de Amarante, o "Flor do Tâmega". Apesar de ter recebido prémios literários no Colégio Valsassina, esta atividade não foi particularmente incentivada pela família, que almejava que Alexandre O'Neill se dedicasse mais aos estudos e se formasse com um curso superior.


fabricioarrais85: obg
estelaacaciavianadeb: dnd! Fico feliz por ter ajudado!
jhenniferferreira253: obrigada ❤️❤️❤️❤️
mariacat235201365: oiiii muito obrigada fofa :)
Perguntas interessantes