O poema apresenta duas partes, representadas pelas duas estrofes que o compõem. A que se refere cada uma delas?
Tema: tecendo a manhã
Soluções para a tarefa
Olá!
Acerca do poema "Tecendo a manhã", podemos afirmar que a primeira parte trata da necessidade da presença do outro no mundo. Isto é, afirma que sozinhos nada pode ser tão bem feito quando em conjunto, quando há presença do outro.
A segunda parte trata do processo de formação das coisas, que ocorre quando um ajuda o outro e enfim tudo pode ser bem feito e realizado quando esta coisa é planejada corretamente.
O poema pode ser dividido em: cooperatividade e o sentimento de coletividade.
Estrutura do poema
No poema "Tecendo a manhã" de João Cabral de Melo Neto, é possível observar que o autor decide por estruturá-lo em duas grandes estrofes compostas, a primeira com 10 versos, e a segunda com 6 versos.
Essa divisão física entre as partes, também auxilia o leitor a compreender sobre a diferença nas temáticas abordadas.
No primeiro verso se tem uma exaltação da cooperatividade, que considera a necessidade do outro para a realização das atividades, indo contra a ideia de individualidade. Como, por exemplo, no primeiro verso, que afirma que apenas um galo não tece uma manhã.
Enquanto no segundo verso é possível notar a coletividade como tema geral, em que todos são essenciais para se erguer, como um conjunto das partes.
Leia mais sobre estrutura dos textos em: https://brainly.com.br/tarefa/46426251
#SPJ3