O poema a seguir, "Marília de Dirceu" (1792), de auto- ria de Tomás Antônio Gonzaga, é considerado a obra- -prima do Arcadismo brasileiro. Leia-o. Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. Estão os mesmos Deuses Sujeitos ao poder ímpio Fado: Apolo já fugiu do Céu brilhante, Já foi Pastor de gado. A devorante mão da negra Morte Acaba de roubar o bem, que temos; Até na triste campa não podemos Zombar do braço da inconstante sorte. Qual fica no sepulcro, Que seus avós ergueram, descansado; Qual no campo, e lhe arranca os brancos ossos Ferro do torto arado. Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos. Um coração, que frouxo A grata posse de seu bem difere, A si, Marília, a si próprio rouba, E a si próprio fere. Ornemos nossas testas com as flores. E façamos de feno um brando leito, Prendamo-nos, Marília, em laço estreito, Gozemos do prazer de sãos Amores. Sobre as nossas cabeças, Sem que o possam deter, o tempo corre; E para nós o tempo, que se passa, Também, Marília, morre No fragmento apresentado, nota-se a valorização: a da temática da morte, constante na poética árcade, haja vista que uma estrofe inteira é dedicada ao tema: "A devorante mão da negra Morte/Acaba de roubar o bem, que temos". B da mulher homenageada pelo poeta, Marília (nome dado ao título), antecipando uma postura de ideali- zação que seria valorizada pelo Romantismo. c do carpe diem, um dos lemas árcades, exemplifi- cado pelos versos "Ah! enquanto os Destinos im- piedosos/Não voltam contra nós a face irada". D do bucolismo e do pastoralismo, características importantes do Arcadismo, presentes na ambien- tação que o eu lírico constrói para explorar o tema principal do fragmento. e do destino (fado) impiedoso, que determina como será a vida de cada ser; por sua falta de piedade, geralmente determina desenlaces negativos: tris- tezas, desventuras, morte etc.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Alternativa D.
O poema exposto no enunciado trás diversas características árcades, tais como o bucolismo, que é a poesia que engloba a temática pastoral, incorporando a qualidade e os costumes da vida rural.
Vê-se no poema a utilização de uma linguagem simples e direta, onde o eu-lírico exalta o que há de belo na vida campestre e na natureza como uma forma de demonstrar à amada que o amor é inspirado por aquilo que os rodeia.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes