O poder tem sua origem na filosofia política, na busca da compreensão das relações que se desenvolvem nos grupos sociais: há a necessidade do controle e limitação da liberdade do indivíduo para que o grupo possa alcançar de forma coesa e harmônica os seus objetivos. Sua análise nas organizações, enquanto grupos humanos que interagem politicamente na busca da satisfação dos seus interesses, é feita de variadas formas, ao longo dos anos, tornando-o um tema complexo e multifacetado. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 20. Sobre o conteúdo estudado referente às bases do poder e conforme o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro: I. O poder de competência é baseado no cargo ocupado na hierarquia da empresa, pois o líder é aquele designado para um cargo percebido como de maior poder sobre outros. II. O poder de referência está baseado no conhecimento e perícia, nesse contexto os subordinados acreditam no talento, competência e conhecimento técnico do líder frente aos seus liderados. III. O poder de recompensa é baseado na possibilidade percebida pelo subordinado de que o seu superior pode lhe conceder recompensas, promoções, aumentos de salários, bônus ou elogios. As afirmativas I, II e III, são respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V; F; V. Alternativa 2: V; V; F. Alternativa 3: V; V; V. Alternativa 4: F; F; V. Alternativa 5: F; V; V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
FFV
Explicação:
PAG 157 LIVRO DIGITAL
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 4: F, F, V
Explicação:
Poder da experiência/ competência: baseado no conhecimento e perícia. Os subordinados acreditam no talento, competência e conhecimento técnico do líder.
Poder legítimo: baseado no cargo ocupado na hierarquia da empresa. O líder é aquele designado para um cargo percebido como de maior poder sobre outros.
Poder de recompensa: baseado na possibilidade percebida pelo subordinado de que o seu superior pode lhe conceder recompensas, promoções, aumentos de salários, bônus ou elogios.
Perguntas interessantes
Poder de referência: baseado na identificação, admiração e sentimento positivo que os subordinados têm pelo líder.É o poder popularmente conhecido como carisma.
Poder de recompensa: baseado na possibilidade percebida pelo subordinado de que o seu superior pode lhe conceder recompensas, promoções, aumentos de salários, bônus ou elogios.