O poder é um elemento central nas relações internacionais? por quê?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A teoria realista das relações internacionais considera o poder como o elemento central de análise dessas relações, desconsiderando elementos ideais, ainda que, alguns representantes dessa corrente teórica admitam um papel para a moralidade nas relações entre os Estados.
Resposta:
Sim
Explicação:
É possível observar que todos os teóricos citados identificaram o poder como elemento central do relacionamento que ocorre entre as nações. No entanto, também nutrem alguns cuidados em relação à capacidade de estabelecer certo padrão para esse relacionamento.
Para Bonete (2017), “no campo da filosofia, a ética tende a ser conceituada como algo que auxilia a humanidade na busca de uma convivência mais satisfatória”.
Aron (1986) nos mostra que o dever principal dos estadistas é o de garantir a sobrevivência de sua nação, o que exige ser prudente e agir de acordo com a situação, e não por conta de um princípio imutável; juízo ético a respeito das ações dos Estados deve ser histórico, ou seja, levando em conta os objetivos, assim como suas consequências.