O poço superprofundo de Kola (em russo: Кольская сверхглубокая скважина) é o resultado de um projeto de prospecção científica da extinta União Soviética. O projeto tentava perfurar a crosta terrestre o mais profundamente possível. A prospecção teve início em 24 de maio de 1970, na península de Kola, em princípio com o equipamento de perfuração Uralmash-4E, e mais tarde com a série Uralmash-15000. Vários poços foram perfurados por meio de ramificações de um poço central. O mais profundo, o SG-3, atingiu 12 262 metros em 1989, tornando-se o mais profundo poço já perfurado e o ponto artificial mais profundo da Terra... Mas devido a alta temperatura a projeto foi paralisado. Fonte: wikipedia. Qual seria o grau geotérmico desse poço se calculássemos segundo a regra: 33 m de profundidade é igual a elevação de 1º C na temperatura, em média? *
A) 100º C em relação a sua superfície
B) 250º C em relação a sua superfície
C) 371º C em relação a sua superfície
D) 423º C em relação a sua superfície
E) 600 º C em relação a sua sujperfície
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta sobre o grau geotérmico do poço de Kola é a letra c: 371° em relação a sua superfície.
Para calcular o grau geotérmico do poço de Kola, deve-se utilizar a regra do gradiente geotérmico, que diz que a cada 33 metros de profundidade, eleva-se 1° C na temperatura em relação a superfície.
Tendo a profundidade de 12.262 metros, deve-se dividir pelo valor de 33 metros, a fim de encontrar o valor da temperatura comparada à superfície. Temos que:
Temperatura ≅ 371 ºC em relação a superfície
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
3 meses atrás
Artes,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás