O plástico tem seu nome originário do grego plástikos que significa “capaz de ser moldado”. É um material de origem natural ou sintética, obtido a partir dos derivados de petróleo, de reciclagem e de fontes naturais, como a seiva de árvores. De acordo com a estrutura que dá origem aos plásticos, estes se dividem em Termoplásticos e Termofixos. Sobre esta classificação é definido que:
A Os Termoplásticos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.
B Os Termoplásticos possuem cadeia em rede e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia linear ou ramificada , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.
C Os Termoplásticos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem alto ponto de fusão e por não poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que dificulta sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem, permitem outras fundições, facilitando sua reciclagem.
D Os Termoplásticos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem.
Soluções para a tarefa
Resposta correta:
A) Os Termoplásticos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.
Os termoplásticos tem estrutura polimérica linear com ou sem ramificações. É essa característica que permite a prática de fundição e solidificação diversas vezes. A temperatura de amolecimento é bem menor que a de um termofixo e pode ser reciclado, tendo conhecimento que o processo de remodelação faz com que algumas propriedades sejam perdidas.
Os termofixos tem cadeia em rede, com ligações entre as cadeias polimétricas lineares, é por esse motivo que ele não pode ser reciclado. Quando um termofixo é novamente aquecido, ele acaba se decompondo, não amolecendo. Isso faz com que seja um produto mais cara, devido a qualidade do plástico.
Resposta:
letra A é a resposta correta