O Plano Nacional de Educação prevê a constituição de um conjunto nacional de indicadores de avaliação institucional com base no perfil do alunado e do corpo de profissionais da educação, nas condições de infraestrutura das escolas, nos recursos pedagógicos disponíveis, nas características da gestão e em outras dimensões relevantes, considerando as especificidades das modalidades de ensino. A divulgação e o acompanhamento bienal dos resultados do sistema nacional da educação básica e do Ideb foi prevista para que ocorra articulada aos dados de contexto e em dois anos serão criados, em regime de colaboração, "parâmetros mínimos de qualidade dos serviços da educação básica, a serem utilizados como referência para infraestrutura das escolas, recursos pedagógicos, entre outros insumos relevantes, bem como instrumento para adoção de medidas para a melhoria da qualidade do ensino". Sobre a contextualização de dados de avaliações externas em larga escala vale ressaltar a criação, em meados de fevereiro de 2015, de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que procura dar subsídios para as escolas compreenderem melhor seus resultados no Ideb. O Inep criou os novos indicadores a partir das informações coletadas pelo Censo Escolar da Educação Básica, são eles: nível socioeconômico, adequação da formação docente; esforço docente, e complexidade da gestão escolar. A análise sobre o tema da avaliação educacional no PNE evidencia a não preocupação do Plano com políticas de avaliação que sirvam para refletir os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e, ao mesmo tempo, a política educacional de um dado município, estado ou da nação. A ênfase se dá nas avaliações externas em larga escala, sobretudo de desempenho de estudantes com base no Ideb que pouco ou nada contribuem para uma reflexão que permita que as comunidades escolares, a partir de uma análise crítica, intervenham na realidade.Observe o histórico do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em cada etapa de ensino desde 2007:Anexo - Consulte a imagem em melhor resolução no final do cadernos de questões.Bandeira, Cláudia. A avaliação educacional no Plano Nacional de Educação.que trata da avaliação educacional no Plano Nacional de Educação (PNE) é o 11, que faz referência ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica como fonte de informação e como orientador das políticas públicas educacionais. As informações que irão compor esse Sistema são referentes
A) À melhoria da qualidade da educação básica, às médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, alcançar as metas do Ideb pretendidas se relaciona, ao estabelecimento de diretrizes pedagógicas e à criação de uma base curricular nacional comum com definições de objetivos de aprendizagem para cada nível/série que serão medidos ao longo da vigência do PNE.
B) À autoavaliação, a qual estaria articulada ao planejamento, formação dos profissionais e gestão democrática e a proposta é de constituição de instrumentos de avaliação que orientem estas ações.
C) Aos indicadores nacionais de rendimento escolar que medem desempenho dos estudantes e indicadores de avaliação institucional com informações sobre o perfil de alunos e profissionais da educação, as relações entre as equipes docente e técnica e corpo discente, aspectos estruturais, recursos pedagógicos e processos de gestão.
D) Ao estímulo, adesão e participação das unidades educacionais nos processos de constituição e utilização dos instrumentos de autoavaliação.
E) A orientar as políticas das redes e sistemas de ensino, de forma a buscar atingir as metas do Ideb, diminuindo a diferença entre as escolas com os menores índices e a média nacional, garantindo equidade da aprendizagem e reduzindo pela metade, até o último ano de vigência deste PNE, as diferenças entre as médias dos índices dos Estados, inclusive do Distrito Federal, e dos Municípios.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a A) À melhoria da qualidade da educação básica, às médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, alcançar as metas do Ideb pretendidas se relaciona, ao estabelecimento de diretrizes pedagógicas e à criação de uma base curricular nacional comum com definições de objetivos de aprendizagem para cada nível/série que serão medidos ao longo da vigência do PNE.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
A autoavaliação das escolas de educação básica está presente na estratégia 7.4 do Plano. De acordo com o texto essa autoavaliação estaria articulada ao planejamento, formação dos profissionais e gestão democrática.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Letra C
Explicação:
A questão se refere, em especial, ao artigo 11, que faz referência ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica como fonte de informação e como orientador das políticas públicas educacionais. Ou seja, a resposta correta é:
"As informações que irão compor esse Sistema são referentes aos indicadores nacionais de rendimento escolar que medem desempenho dos estudantes e indicadores de avaliação institucional com informações sobre o perfil de alunos e profissionais da educação, as relações entre as equipes docente e técnica e corpo discente, aspectos estruturais, recursos pedagógicos e processos de gestão."