História, perguntado por raissamaia178, 5 meses atrás

o plano Marshall foi uma das ações do governo norte-americano motivados pela rivalidade da Guerra Fria esse plano propunha?

Soluções para a tarefa

Respondido por LBR22
42

Boa noite Raissa, tudo bem ?

Primeiramente não acredito que o Plano Marshall foi uma ação motivada exclusivamente pela rivalidade entre os EUA e a URSS durante a guerra fria ... Na verdade o plano foi uma ação de emergência com extrema urgência para o continente europeu que simplesmente tinha sido devastado pelos 6 anos de conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e estava em ruínas.

George Marshall o criador do plano, desenvolveu em 1947  o "Plano de Recuperação Europeu" que foi implementado durante Abril de 1948 até Dez. 1951 .

Basicamente o Plano envolvia a injeção massiva de investimentos financeiros e exportação massiva para o continente europeu, na forma de carregamentos de comida, combustível e equipamentos industriais.  A idéia era reconstruir e reestruturar o continente, o que não era tarefa fácil !

O plano foi estimado em um investimento econômico em torno dos US$1.2 bilhões de Dólares no total.

Entretanto, Segundo Milton Friedman, nobel de Economia de 1976 : "There's no such thing as a free lunch.", ou seja, nada é realmente de graça e com uma boa intenção, logo, o Plano de recuperação foi sim muito bem vindo para os países europeus, no entanto, foi uma grande oportunidade econômica para os EUA de expandirem o horizonte do seu mercado de exportação.

Outro ponto do Plano era manter a União Soviética e sua esfera de influência longe dos países da Europa Ocidental, (Lembre-se que Stalin prometeu eleições livres na Polônia na conferência de Yalta em 1945, o que nunca aconteceu após o fim da guerra; e que para todos os efeitos os países "libertados" pelos soviéticos durante sua campanha foram simplesmente anexados a sua esfera de influência, controlados pelo partido comunista em Moscou), com isso os países do ocidente enxergavam a URSS com muita suspeita e apreensão. Todavia, os EUA queriam demonstrar que o Plano de Recuperação Europeu não era uma ação anti-comunista, logo, a ajuda também foi oferecida a União Soviética e seus países satélites como a Polônia e Checoslováquia, que apesar de aceitarem a ajuda internamente com grande entusiasmo foram simplesmente "forçados" por Moscou a rejeitarem a ajuda.

Enfim, aqui vão o nome dos países que aceitaram o Plano de Recuperação Europeu que mais tarde recebeu o nome do seu autor, e hoje é lembrado como Plano Marshall, que foi um sucesso !

Espero ter ajudado ! qualquer dúvida é só chamar ! Abraço !

Anexos:
Respondido por andreimotaalves
66

Resposta:

o financiamento da reconstrução de países europeus destruídos pela segunda guerra

Explicação:

espero ter ajudado


Anonymous6873: vlw
Perguntas interessantes